segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A hidratação Facial!

A seguir a tonificar o rosto, muitas Portuguesas aplicam séruns antes dos cremes ou loções hidratantes, mas este é um assunto para mais tarde falarmos.

A nível da hidratação, todos os tipos de pele precisam de ser hidratados de manha e à noite, as peles oleosas, não podem julgar que hidratar é sinónimo de carregar a pele de óleo, pois este tipo de pele também pode desidratar!
É muito importante que todos estejamos cientes que uma pele devidamente hidratada, é uma pele que não terá sinais de fadiga e de envelhecimento tão rapidamente quanto as outras e que a hidratação, como já referi noutro post, não deverá ser feita só no rosto, mas deverá ser alargada até ao pescoço ou até ao peito!
Relativamente à quantidade, tenha atenção e não coloque nem muito, nem pouco produto, deverá colocar a quantidade suficiente para se sentir confortável.




As peles secas devem usar cremes hidratantes mais potentes, no entanto no verão este tipo de pele poderá sentir a necessidade de aligeirar a sua composição e obter um segundo hidratante mais leve, mas que seja adequado às peles secas.

As peles oleosas devem sempre comprar produtos oil-free, sem óleo, seja inverno ou verão, mas tal como as peles secas, no inverno a pele oleosa também pode reagir mal às baixas temperaturas e necessitar de uma loção mais pesada, no entanto, sempre oil-free.

As peles mistas imperam em Portugal, o mais habitual é ter a zona T do rosto (testa, nariz e queixo) oleoso e o resto do rosto seco ou normal. Há quem aconselhe este tipo de pele a ter uma loção oil-free para a zona T e uma outra para o resto do rosto, no entanto já muitas marcas disponibilizam cremes e loções adaptadas a este tipo de pele, no entanto somos sempre nós que sabemos o que precisamos, após experimentarmos amostras, logo vemos com o que nos sentimos mais confortáveis.

Existem diversos tipos de tratamento que os cremes poderão conter, podem ser simples hidratantes ou serem especializados em diminuir manchas, serem anti-envelhecimento ou de firmeza, entre muitas outras possibilidades. Isso é uma escolha pessoal.

Não se esqueça de pedir amostras e experimentar em casa, é importante saber se é realmente aquele o creme que pretende!

É também uma escolha pessoal se pretende ter um creme que sirva para o dia e noite, ou um só de dia e um creme de noite. Aconselha-se sempre a ter um de noite se o seu creme de dia tiver proteção solar ou for um creme com cor ou BB Cream.

E vocês que tipo de cuidados de hidratação têm? O que acham de falarmos sobre a importância da hidratação consoante as idades?

Bejunfas!!!




9 comentários:

  1. Respostas
    1. Ola Pink Leather Jacket, Obrigada por seguires o blog...

      Também seguirei o teu com muito gosto!!!

      Aguardo feedback ;)
      Bjs
      Joana

      Eliminar
  2. Olá! Faço parte do grupo das peles mistas, como já disse noutro comentário. Agora surgiu me outra dúvida, posso usar como desmaquilhante óleo de amendoas doces e a seguir fazer a limpeza, sem que isso afecte a oleosoidade da minha pele??
    Bj, Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Por acaso nunca experimentei usar óleo de amêndoas doces para desmaquilhar, mas um dia vou fazê-lo!

      Se a maquilhagem sair todinha, não vejo nenhum problema em usar, muitos especialistas dizem que as peles oleosas deviam lavar a cara com óleos próprios para desmaquilhar, pois assim a pele não sentia a necessidade de produzir mais óleo.

      E eu acredito neles, acho que tem toda a lógica, no entanto a seguir lavaria sempre a cara com um produto adaptado ao meu tipo de pele só para me sentir mais fresca!

      No teu caso, acho que sim podes fazê-lo e ver como te dás, as vezes ficamos surpreendidas como a pele melhora com produtos que não estávamos nada à espera.

      Espero ter ajudado :)

      Bjs
      Joana

      Eliminar
    2. Obrigada eu Rita por partilhares :)

      Eliminar
  3. Olá Joana!

    Já conheces os meus gostos : eu uso o creme Hydrabio Légère de Bioderma !!

    http://www.bioderma.com/uploads/tx_biodermaproducts/hydrabio_legere_2012_gd_01.jpg

    Uma pergunta : nunca percebi o que é exactamente um creme de noite, existem específicos??

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zoe,

      Sabes que usas um bom creme e se ele não tiver cor ou proteção solar pode ser usado também à noite.

      Um creme de noite, é um creme mais poderoso, com determinadas propriedades, sejam elas para que tratamento de pele for, que ajudam numa melhor reestruturação celular, pois é à noite que a pele se renova.

      Só usa um creme de noite, seja apenas hidratante ou com tratamentos específicos quem acha que precisa.

      Se estas bem assim e ainda não tens nenhuma preocupação com a pele, poderás usar o Bioderma de manha e de noite.

      Espero ter ajudado.

      Bjs
      Joana

      Eliminar