terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A importância de Esfoliar o rosto...

A pele tem a capacidade de se auto-regenerar de 28 em 28 dias, quando a nossa pele é ainda jovem renova-se de forma mais eficaz que as mais maduras então há que dar uma ajudinha.

No entanto todos os tipos de pele e com que idade for, devem esfoliar a pele, este é um processo que retira as células mortas na camada mais superior da pele, estas células asfixiam a pele não permitindo que esta tire o maior partido dos produtos utilizados.

Nas peles jovens ter muitas células mortas pode criar borbulhas e pontos negros e brancos, nas peles secas, não permite que estas tirem partido de um bom hidratante, finalmente as peles maduras como já não se regeneram com a mesma eficácia de quando a pele era jovem, ajuda a tornar a pele mais luminosa e a tirar mais benefícios dos séruns, cremes ou loções anti-rugas!

Existem dois tipos de esfoliação facial, a física e a química.

Um esfoliante físico é um esfoliante que através de pequenas partículas insolúveis, fazem esfoliação mecânica no nosso rosto. Estas partículas poderão ser microesferas criadas por laboratórios ou se for um esfoliante natural ou orgânico, pequenas cascas ou caroços de frutos moídos.

Este tipo de esfoliação deverá ser feita com muita gentiliza, não queremos que a pele fique vermelha ou sensível.
Deverá limpar bem o rosto e com o rosto ainda húmido deverá massajar com muita suavidade o esfoliante em movimentos ascendentes e circulares evitando o contorno dos olhos, no caso das peles oleosas, deverá insistir na zona T (testa, nariz e queixo).
Finalmente retira-se com água tépida, tonifica-se e aplica-se o hidratante.

Esfoliante físico caseiro:

Misture óleo de alecrim (peles mistas e oleosas) ou óleo de amêndoas doces (peles secas, sensíveis ou maduras) com açúcar até obter uma pasta espessa. Massaje com suavidade, como já foi referido e enxague com água morna, tonifique e hidrate, guarde o restante num recipiente de plástico lavado.





A esfoliação química funciona à base de ácidos, como ácidos de frutos, tipo papaia, ou ácido salicílico, ácido láctico ou ácido glicólico.
Deverá limpar bem a pele e com a pele seca aplica o esfoliante em camada generosa por todo o rosto, não se esqueça de evitar o contorno dos olhos, depois é só deixar atuar o tempo que a embalagem instruir.
Finalmente retira-se com água tépida, tonifica-se e aplica-se o hidratante.

Esfoliante químico caseiro:

Misture meio copo de leite em pó com uma colher de óleo de alecrim (peles mistas e oleosas) ou óleo de amêndoas doces (peles secas, sensíveis ou maduras) e guarde o esfoliante numa embalagem de plástico bem lavada.
Passe na pele limpa e molhada em movimentos circulares a mistura e deixe atuar sobre a pele cerca de 5 minutos. Enxague com água morna, tonifique e hidrate. Este será um esfoliante químico baseado no ácido láctico.

As peles mais jovens ou oleosas dão-se bem com os dois tipos de esfoliantes, os físicos e os químicos, mas normalmente preferem os físicos, enquanto que as peles secas, sensíveis ou maduras preferem os químicos.

Relativamente à frequência de uso, deverá ser cerca de 1 vez por semana para as peles secas e sensíveis, e para as peles mistas, oleosas ou maduras, poderão beneficiar de uma esfoliação mais regular, como 1 a 2 vezes por semana.
Aconselha-se a esfoliar à noite, pois após a esfoliação a pele recebe mais aproveitamento do tratamento da noite e porque a pele fica mais sensível e o sol poderá criar manchas na pele.

E vocês esfoliam a pele? Com que tipo de esfoliante e com que frequência?

Bejunfas






3 comentários:

  1. Olá Joana !

    Estou ansiosa por ouvir sobre Garancia, ainda não provei mas ouvi te dizer maravilhas!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haaaa a Garancia...eheheheh

      Olha Zoe, o creme que me trouxeste era um creme antioxidante de tomate maravilhoso, aquilo parecia que estávamos a colocar água no rosto, fantástico para peles oleosas no verão.

      Mas o que a Garancia tem de bom é a espuma de limpeza diária que tem uma acção esfoliante química muito suave que é fantástica :)

      Bjs
      Joana

      Eliminar