segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Lavar a cara ou... Lavar a cara!?!

Hoje entramos numa loja especializada, numa farmácia, seja onde for e perdemo-nos por completo .

Dantes já havia muita marca, mas cada uma tinha linhas simples e directas.
Hoje em dia só para lavar a cara existem, águas micelares, espumas de limpeza, cremes de limpeza, óleos de limpeza, geles de limpeza, esfoliantes de limpeza, etc, e todos da mesma marca e se for preciso também da mesma linha para o mesmo tipo de pele ou adaptada a todos os tipos de pele.

Como é possível não ficar confuso com tanta coisa ao mesmo tempo!?!

Este só é o passo mais fundamental numa rotina diária, se a pele não estiver devidamente limpa, não adianta nada usar o creme mais caro do mundo!

Uma coisa é certa, produtos desmaquilhantes retiram pigmentos e não a sujidade do dia-a-dia e protectores solares, para isso é necessário o produto para limpeza da pele.
Agora existem dois em um, devem é ser aplicados duas vezes, uma para tirar toda a makeup e uma segunda para efectivamente lavar a cara, ou seja retirar toda a sujidade, poluição e protector solar.



Podemos ver todos os tipos de pele:

A pele seca: é por norma uma pele sensível, apesar de hoje em dia com tanta agressão a que estamos sujeitos, todos os tipos de pele podem a determinada altura da vida ser sensível. É o caso das peles jovens e acneicas, não podia ser mais sensível e a maioria das vezes oleosa.

Mas voltando à pele seca, dantes fugiam muito da água e lavavam a cara com o par clássico leite/tónico, hoje em dia existem muitas mais alternativas. As águas micelares e os cremes de limpeza à base de mel e aloé vera serão os mais indicados e até podem já desmaquilhar e limpar a pele ao mesmo tempo, YEAH.

A água micelar é aplicada da forma mais simples possível, até eu que tenho a pele mista uso e abuso destas águas.
Basta aplicar num algodão e ir passando até o ultimo algodão estar totalmente limpo (não confundir água micelar com as águas termais em lata de várias marcas de farmácia).
Os cremes de limpeza, por norma aplicam-se na pele seca e massajam-se suavemente, depois humedece-se uma toalha tipo turco em água tépida e retira-se o creme com passagens suaves do turco, usem este turco só para este fim. Se estiverem a desmaquilhar, aconselho a repetir este processo uma segunda vez.

A pele Normal e Mista: A pele normal é uma raridade e o desejo de toda a mulher, mas quem a tem preserve-a!!!
No entanto, mesmo a pele normal poderá na zona T ficar com um pouquinho de brilho, tornando-a num tipo de pele Mista.
Estas peles podem usar as águas micelares para desmaquilhar, já existem águas apropriadas a peles mistas, sem álcool mas com estratos de menta, por exemplo, para refrescar o rosto.
Podem também usar um gel de limpeza não abrasivo e apropriado para peles mistas, que se usam passando água tépida no rosto e seguidamente com suavidade se massaja o gel no rosto, e finalmente retira-se o gel com mais água tépida.
Finalmente, sejamos sinceros, os cremes que referi para as peles secas, hoje em dia são adequados a todos os tipos de pele e se se sentirem confortáveis com estas formulas, nem tudo são 2+2=4.

A pele Oleosa: A pele oleosa tem uma vantagem, simmm uma BIG vantagem, é que é mais elástica e por essa razão as rugas surgem mais tarde, mas temos de a tratar com gentileza, pois ela é muitas vezes....uma pele sensível.
Lavar o rosto com produtos abrasivos e que deixem a pele super seca só vai piorar a situação, não se esqueçam que o nosso organismo é maravilhosamente inteligente e quando a gordura do nosso corpo é retirada de forma agressiva o corpo compensa e cria ainda mais óleo. A Big No No!!!
Então, o que fazer!?! Respeitem a pele, se forem jovens e com acne podem alternar e utilizar um gel de limpeza com ácido salicílico e um gel de limpeza com acção esfoliante, mas sempre suave!
Se a pele já não for jovem ou for uma pele jovem mas que não tem acne, usem um gel de limpeza para peles oleosas, ou até águas micelares para peles oleosas, mas sempre suaves.

Para todos os tipos de pele, quando se usa água, nunca usem água fria nem água muito quente, a água tépida ou morna é o melhor!

E quando aplicarem os produtos de limpeza ou forem secar a pele, se for o caso, não o façam com agressividade, a pele não aguenta e depois aos 30 anos achamos que a genética é que é a culpada!

Um truque que evita poros obstruídos e borbulhas é usar sempre a mesma toalha de rosto, usá-la só no rosto e nunca partilhar com ninguém.

Finalmente: óleos de limpeza, falam maravilha deles, inclusive quem tem a pele mista, são muitas vezes usados para desmaquilhar, nunca usei, mas gostava de saber a vossa opinião, já usaram?

Gostava de saber quais são os vossos produtos preferidos, a minha pele é mista e qual é o tipo de pele?

Bejunfas!

20 comentários:

  1. Olá Joana :)
    Parabens pelo teu artigo, está mto esclarecedor!
    A minha pele é oleosa. Que produto sugeres de limpeza? Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, primeiro será sempre necessário saberes que tipo de limpeza gostas de fazer. Se gostas de usar água para a lavar, se achas necessário um dois em um, ou se achas que não necessitas de desmquilhante e finalmente as texturas que pretendes, se em creme ou em gel por exemplo!

      Eliminar
  2. Bem Joana tu conheces-me eu sou muito descuidada...mas estou muito melhor...sou viciada no meu creme. Mas sei que maquilhar sem limpar antes não fica nada de jeito. Vês...bem melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser viciada no creme é sinal que o usas :) é bom eheheheh

      Mas sim, ele não fará grande efeito se não tiveres a pele devidamente limpa :)

      Mas eu sei que vais conseguir começar a criar essa rotina ;)

      Eliminar
  3. A minha está temperamental...fase oleosa, e nesse cenário controlo facilmente a batalha! Fase desidratada, que não consigo associar a nenhum factor/padrão. Não mudei as rotinas nem os produtos! Tento introduzir outros produtos para ver se é o inverso e nada se conclui! Patifaria celular? Na fase é uma arrelia. Maquilho-me todos os dias e controlar a base estalada que começa a aparecer na cara ao fim da manhã é biek e tão amador :) se te lembrares de alguma coisa para estes meus episodios desidratados, xuta Joaninha ;)

    ResponderEliminar
  4. Caracol, às vezes as mudanças atmosféricas alteram em muito o estado da nossa pele.

    A tua pele deve ser mista/oleosa, mas quando o frio e o excesso de ar condicionado aperta, estraga tudo! Mas, é importante ver que muitas vezes o que parece ser seco é apenas desidratação...

    Se achares que é algo mais difícil de controlar, a consulta a um dermatologista ajuda, no entanto, antes disso aconselho a fazeres uma esfoliação muito suave, apenas para retirares as células mortas que podem estar a asfixiar a pele, mas com cuidado para não agredir a pele que não se encontra na sua fase habitual e seguidamente fazeres uma mascara hidratante.

    Existem mascaras hidratantes adaptadas à pele oleosa, muito refrescantes e relaxantes, posso dar-te vários exemplos, mas a máscara de hidratação da Nuxe que se vende em farmácias e parafarmácias é muito em conta e um autentico 2 em 1, pois também é mascara de olhos...

    Experimenta, vais ver que vai ficar com a pele mais brilhante e bonita.

    Relativamente à makeup, se calhar devias ter duas bases, uma oil free para quando a pele está oleosa e uma mais adaptada à fase seca.

    Espero ter ajudado :)

    Bejunfas
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaninha, vou experimentar a máscara da nude e depois partilho. Faço algo, que julgo haver poucas mulheres do nosso tempo a fazer. Máscara de Argila, lama da boa :) dá-me uma sensação de limpeza e hidratação total. Gosto imenso. As bases como tenho 4 de eleição, assim de coração, consigo ir adequando às fases da pele :) maneiras que podes por-me um + na caderneta :D

      Abraços Joaninha

      Eliminar
    2. Olá Caracol, as mascaras de argila são fantásticas, conforme o tipo de argila é mais poderosa para peles secas ou oleosas.

      No entanto se calhar por causa da fase da desidratação devias mesmo focar-te em hidrata-la e muitas vezes o hidratante comum não chega, há que fazer spa caseiro...

      Podes fazer mascara caseira:

      1/2 copo de polpa de abóbora fresca;
      1 ovo;
      1 colher de mel (para peles normais a secas)

      Trituras a abóbora, misturas o ovo e misturas o mel, aplicas 15 minutos, retiras com água tépida e aplicas o hidratante habitual e está feito.

      Se fores das práticas, adquires a mascara da Nuxe de farmácia que te falei ;)

      Eliminar
    3. Das pratiquissimas! Está feito ;)

      Eliminar
    4. Boa Caracol :)

      Depois partilha a experiência connosco!!!

      Eliminar
  5. Olá! Tenho uma dúvida..Como dizes desmaquilhante não limpa e o gel de limpeza desmaquilha? Obrigada*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo,

      Sim é verdade, um desmaquilhante apenas retira pigmentos de makeup e não gordura, protectores solares e poluição...

      Um gel de limpeza só, não tira pigmentos, ou seja, não desmaquilha.

      Ou se tem dois, ou dois em um, como já se vê muito no mercado!

      Espero ter ajudado :)
      Bjs
      Joana

      Eliminar
    2. Obrigada, ajudaste sim..desculpa ir em anónimo, mas não sei como por.
      Bjs, Rita

      Eliminar
    3. Rita... :)

      Boa, obrigada por comentares...

      Espero ter ajudado!

      Eliminar
  6. Eu lavo com sabão....ups!!
    Mas é um sabão especial para a pele ;) Fresh Farmacy da marca Lush.
    Gosto muito de produtos sólidos, fácil de transportar, leves e sem embalagens desnecessárias! Além disso conservam-se melhor, e é um instante enquanto os uso, nem tenho de abrir tampa nenhuma, só passar nas mãos, depois cara e já está...
    Beijinhos,

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Sim cada um é que deve estudar a sua pele e ver o que é melhor para ela, quando li sabonete não apreciei muito, mas sendo que é apropriado ao rosto acho muito bem!

      A Lush tem produtos muito bons, e aproposito disso, um dia farei um posto sobre a diferença entre produtos naturais e orgânicos.

      Bjs
      Joana

      Eliminar
  7. Olá Joana,

    Pessoalmente uso a Solução Micelar de limpeza e desmaquilhante Hydrabio H2O de Bioderma (+ o tónico) e estou à hesitar em provar o leite Hydrabio para usar em vez da solução micelar.

    Qual é a tua opinião?

    http://www.bioderma.com/fr/nc/les-produits/nouveautes/product/action/55.html

    http://www.bioderma.com/fr/nc/les-produits/nouveautes/product/action/57.html

    Beijinho!

    Zoé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zoe,

      Olha eu sou mega fã da água micelar deles, e como tenho a pele mista sinto-me mais fresca e confortável a usa-la, no entanto tens de ver se achas que necessitas de algo mais cremoso e luxuoso.

      Experimenta, deve ser fantástica, depois partilha connosco!

      Bjs
      Joana

      Eliminar
  8. Eu tenho pele mista/oleosa/sensível (conforme os dias) e cada vez mais noto que os produtos de limpeza mais suaves, são muito mais indicados para equilibrar a minha pele. Uso a água micelar da Bioderma há anos, quanto a limpeza com água agora estou a usar um "cream cleanser" da Garancia que se massaja e a seguir retira com um paninho, gosto bastante.

    Também sou fã dos óleos de limpeza, mas tem de ser daqueles que emulsionam com água, senão é uma trabalheira para tirar e com a minha pele não resulta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patuxxa,

      Tens tanta razão, com o passar dos tempos vamo-nos apercebendo que os produtos mais suaves e cremosos ou mesmo oleosos são os mais indicados, mesmo para peles oleosas!

      A Bioderma reina, toda a gente sabe, é mesmo a melhor água de limpeza, mas muitas outras boas por ai!

      Eu amo uma espuma de limpeza da Garancia que faz uma microesfoliação, não sei se é a mesma que usas, pois a que usei retirava-se com água.

      É uma marca muito boa, eles têm um creme de tomate para peles mistas cheio de anti-oxidantes, aquilo é água, no verão sabe muito bem :)

      Em relação aos óleos de limpeza, realmente nunca experimentei, mas falam tão bem do da Bobbi Brown que já pensei experimentar!?! Já usaste?

      Bjs
      Joana

      Eliminar