segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Makeup... Os Essenciais! Parte 1

Esta conversa vai por partes pois eu e a makeup é mesmo o básico...

Mas eu prometo que o Fresh Allure irá criar uma parceria com uma maquilhadora profissional com umas dicas fantásticas só para vocês! Sim, conheço algumas :)

Ora para mim o básico dos básicos é conhecer bem a nossa pele, se não a conhecermos, pedir aconselhamento.
Lavar bem o rosto e aplicar o hidratante são os primeiros passos!

Agora, o corretor é para corrigir, o iluminador é para iluminar e a base serve para uniformizar a pele e não corrigir! Mas há mais básicos?

Sim, um Primer! Faz milagres à pele quando aplicado antes da base, protege a pele da makeup, cobre os poros e as rugas, ajuda a fixar a maquilhagem e controla a oleosidade. Costuma apresentar-se em forma de gel, fácil de aplicar, transparente e é absorvido rapidamente.


Relativamente à Base, se a pele não tiver grandes imperfeições, poderá optar por um creme com cor, um BB Cream, gosto muito do da Estee Lauder e do novo da Dior que falei aqui.



No entanto as novas tendências do mercado, que são as bases com cobertura leve, quase nua e muito natural, são bases com textura muito fina que não hidratam muito mas que se aproximam muito dos BB Cream.
Eu uso este tipo de base, uso a Diorskin Nude é fantástica, inclusive tenho dois tons, a que comprei primeiro na P&C das Amoreiras, a minha pele ainda estava um pouco bronzeada, a outra comprei em Dezembro para os meses mais "clarinhos".



Se a pele tiver grandes imperfeições, claro, uma base com maior poder de cobertura é importante.

Nota: Se tem muitas imperfeições, não vale apena colocar camadas e camadas de base, isso não resolve nada e não fica natural, deverá corrigir muito bem antes com o corretor e depois uniformizar com a base.

O tipo de base que escolhemos é muito importante consoante o tipo de pele.
Se a pele for seca deveremos escolher uma base em creme hidratante, se for mista ou oleosa, poderá ser compacta em creme ou pó ou pó solto, mas sempre oil-free.
Mas isso não implica que não se use uma base líquida, no entanto terá que ser de textura leve e sempre oil-free.

Nunca se esqueça de experimentar antes de comprar, hoje em dia já não precisa de ver se a base lhe fica bem no queixo e se sim, vamos lá comprar. Não!... Peça mesmo à pessoa que a atender se lhe pode aplicar a base no rosto. Imagine que está indecisa na cor, peça para lhe maquilharem numa metade do rosto com uma cor e a outra metade com a outra cor. Saia para a rua e avalia à luz do dia.

O corretor, serve para corrigir as imperfeições mais evidentes antes de se aplicar a base. Por exemplo, vermelhidão, borbulhas ou olheiras. Os mais usados são em creme, lápis ou líquido. Tal como a base, experimente e tenha em atenção que este deverá ter a cor muito próxima da sua ou mesmo um tom abaixo.

Se a seguir a aplicar a base vir que há a necessidade de aplicar corretor em algum local, faça-o antes de passar aos pós! Eu gosto muito dos novos corretores da Chanel.



O iluminador pode ser em creme, liquido ou pó e deverá ter um ou dois tons abaixo da base, aplica-se a seguir à base e nos pontos de luz do rosto, mesmo acima das maçãs do rosto até às têmporas, no queixo e mesmo abaixo da sobrancelha, da metade para fora. Vocês já sabem bem o que eu amo de paixão! O novo da Chanel que falei aqui.

Finalmente sejamos sinceros, se não somos nenhuns cromos a maquilhar-nos vamos simplificar, usar as mãos até aprendermos a usar pincéis.

No próximo e último post falarei sobre colocar ou não pó, o blush, olhos e boca!

E vocês costumam maquilhar-se? Que produtos usam?

Bejunfas

14 comentários:

  1. Eu segui estes conselhos todinhos na hora de comprar mas... chega a altura e nunca uso! haha
    Ainda assim, gostei do post! Muito útil! :)
    Mal posso esperar pelo da boca ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mina,

      Tens razão, há dias que ninguém quer fazer nada de muito complicado...

      E sim eu não uso primer durante a semana, por exemplo!

      Mas para mim são os básicos dos básicos, agora claro que para algumas mulheres isto não se aplica.

      Mas tenta usar o que tens e fazer experiências, vais ver que vais gostar ;)

      Bjs
      Joana

      Eliminar
  2. Gostei muito do teu post :)
    Eu raramente me maquilho, para a cara uso apenas base, blush, pó compacto. A base e o pó são da rimmel london e o blush é da H&M. Tendo em conta o uso que faço deles, para mim servem perfeitamente :)
    Beijinhos

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tanya,

      Desde que a tua pele se dê bem com os produtos acho que fazes lindamente em poupar, no entanto se algum dia fizeres reação tem atenção :)

      Bjs
      Joana

      Eliminar
  3. bom post :)

    http://www.justinventingfashion.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sofia :)

      O teu blog também é bem bom!

      Bjs
      Joana

      Eliminar
  4. Concordo com tudo o que disseste :)
    Eu comecei a usar base recentemente e gosto especialmente das de cobertura leve/média.

    Beijinho
    http://dcidadedopecado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      É uma realidade, as bases pele nua são fantásticas!

      Se a pele for mista/oleosa e colocarmos o pó certo então, fica Do Best!

      Bjs
      Joana

      Eliminar
  5. Olá Joana, gostei do post!

    haha adoro maquilhagem (mas efeito nude!)
    Assim, não uso primer, nem base (tenho um base liquido mas muito sinceramente quase nunca uso), ponho só corrector debaixo dos olhos e o Sebium Mat Teinté (Bioderma of course) na zona T após do creme hidratante, para não «brilhar» e como esta colorido permite unificar.
    Acabo com a «poudre de soleil» da Sephora para dar um ar mais bronzeada nas maças do rosto e a linha testa/nariz/queixo e um toque de iluminador Sephora (mesmo se o meu sonho era usar a Touche éclat de Yves Saint Laurent...)nos pontos de luz do rosto.
    Quando tenho mesmo grande motivação ponho um bocado de blush (H&M ou Sephora), mas é raro ;)

    *E sou fã dos pincéis, afinal não são nada complicados de usar e dão imenso jeito!

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zoe,

      Fazes bem, cada um é que sabe o que é melhor para nós, mas o blush dá vida a um rosto :)

      Olha o iluminador da Chanel que falo no post seguinte é mesmo maravilhoso e como é em pó compacto acaba por ser bom para peles mistas.

      Bjs
      Joana

      Eliminar
    2. Olá Joana,

      Tens razão, boa deste me uma desculpa para comprar um novo pincel :D que o blush ja tenho.

      Este iluminador da Chanel faz-me mesmo sonhar!!

      Beijinho

      Eliminar
    3. Olá Zoe,

      Este iluminador é tãooo booommm!

      E o rosto muda completamente quando usamos um pincel próprio.

      Bjs
      Joana

      Eliminar
  6. Excelente post, foi por causa dele que comprei o meu primeiro corrector. Optei por uma "paleta" com várias cores, assim dá para disfarçar melhor as borbulhinhas (verde, certo?) e tem tons para todo ano.

    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,

      É tão bom ouvir isso...

      Sim, o verde é melhor com as vermelhidões :)

      Depois conta-nos a experiência com a palete toda ihihihih

      Bjs
      Joana

      Eliminar