quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Os Produtos têm Validade?

Esta pergunta é horríveeelllllll...

Tenho uma mascara CARÍSSIMA em casa que diz 12M (validade de 12 meses após abertura) e eu fico furiosa, pois só a uso uma vez por semana, vá duas, quando me lembro e obviamente a caríssima não vai terminar em menos de 12M.

Pedi a opinião sobre a validade dos produtos à especialista...
A Sofia é um amor e ajudou-nos a perceber melhor este assunto.
É impossível não ser mega fã do seu blog- Bola de Sabão
Como é Médica, tem mais nível que eu a responder a isto, obviamente!




Eu passo a citar a Sofia:

"Há uma entidade Europeia reguladora da comercialização de cosméticos, uma espécie de "Infarmed" de cremes, que se chama COLIPA. Essa entidade regulamenta muitas coisas, entre as quais o prazo de validade dos produtos cosméticos." 
"O PAO (Period After Opening) é uma espécie de consenso a que essa entidade chegou, para cada tipo de produto, baseada na composição e conservantes da fórmula, e que é obrigatório estar mencionado na embalagem (até tem um local específico!)."
"Assim fizeram-se protocolos de "prazos de validade", para os diversos produtos. Por exemplo, a maior parte das máscaras de pestanas têm um PAO de 6M. Esta é data de segurança até à qual o fabricante assegura a qualidade e as propriedades do produto, após a abertura, se utilização diária."
"Então, há produtos com os quais eu não arrisco, como máscaras de pestanas, protetores solares e cremes faciais, estes últimos porque ao fim do PAO começam a perder as suas propriedades, nomeadamente a nível de antioxidantes, moléculas anti-idade e filtros. Quanto a tudo o resto, aplico a regra dos 5 sentidos: como conheço bem os produtos, se eles mudarem de côr, textura, cheiro, ou se a embalagem for corrompida, aí deito fora. No entanto reforço que não se deve fazer disto uma regra! Claro que perante isto há sempre um risco acrescido de alergia, tanto maior quanto maior for o tempo de utilização após o PAO. É apenas um SOS para saber o que fazer aos produtos quando estes passam do prazo. O ideal seria não o deixar passar..."

Ficaram felizes com a resposta? Eu não...eheheheh brincadeira, obviamente que abre os olhos a muita gente, pois lá porque guardamos o melhor creme no quarto dentro do armário, fora de luz, calor e humidade as propriedades poderão desaparecer e aumentar o risco de alergia!

Por isso...ALERTA!
Não devem mesmo arriscar.

Vocês costumam ter estes cuidados?
Bejunfas

6 comentários:

  1. adorei o post

    SORTEIO http://fashionpassionomg.blogspot.pt/2013/02/giveaway-thboxes.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carolina,

      A Sofia ajudou e muito ;)

      Bjs
      Joana

      Eliminar
  2. Adorei! Ajudou-me imenso, não costumo tomar muita atenção ao prazo de validade dos produtos...mas agora já sei que não o devo fazer
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tanya,

      Acredita é super importante.

      Sabes o meu truque, eu escrevo mês/ano na parte de baixo da embalagem para saber quando abri determinado produto.

      Bjs
      Joana

      Eliminar
  3. Gostei muito do post.
    Já fiz reacção a um produto fora da validade (logo creme da cara...) e a partir daí comecei a tomar muita atenção, pois tenho pele sensível.

    Uma boa solução é se o creme da cara passar da validade, não usar na cara, mas não o deitar fora também, usar nos braços, pernas...áreas menos sensíveis!

    Vou começar a tomar mais atenção ao rímel, mas confesso que uso tão pouco, que se vou respeitar o prazo de validade, mais vale não comprar =|

    Tens alguma solução intermédia? usar mais? ;)

    beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulinha,

      Essa ideia de passar do rosto ao corpo é uma boa ideia, realmente o corpo é mais resistente, no entanto cuidado!

      Em relação ao rime, sim...Usar Mais seria uma solução!

      Bjs
      Joana

      Eliminar